Algumas prefeituras não disponibilizam a integração com WebService. Dessa forma, não conseguimos fazer o envio automático das notas para autorização, sendo necessário que você faça esse processo manualmente. Mas pode ficar tranquilo que o processo é simples, vamos explicar:
O “RPS” é um arquivo que contém as informações de todas as notas que estão pendentes em seu painel do Notazz, o que vamos fazer é, pegar esses arquivos aqui no Notazz, importá-los no sistema da prefeitura. Depois disso, o sistema da prefeitura irá autorizar a emissão das notas e gerar um arquivo de retorno. Vamos usar esse arquivo de retorno para atualizar os status das notas fiscais aqui no seu painel do notazz, enviando o arquivo. Confira o passo-a-passo abaixo:
- Esse é um processo que geralmente é feito no fim de cada mês, porém fica ao seu critério quando realizar a emissão das notas. Recomendamos que faça o processo ao menos 2 dias antes do fim do mês, para que não perca o prazo de emissão das notas em caso de imprevistos.
- Algumas prefeituras possuem uma regra de sequência de envios de RPS. Por isso recomendamos que gere sempre um arquivo por vez e finalize o ciclo antes de gerar um novo.
No seu painel do Notazz:
Antes de fazer a exportação do arquivo de RPS, precisamos nos certificar de que as notas estão com o status de “Aguardando autorização”. Caso você use a função de emissão automática de notas, as notas fiscais já ficarão nesse status automaticamente. No caso de quem faz as emissões manualmente, será necessário mudar o status das notas primeiro:
Acesse o menu NFS-e > Selecione as notas que deseja emitir e clique em Transmitir.
Agora as notas devem estar com esse status:
Agora sim, podemos exportar os arquivos de RPS. Para isso, acesse o menu Relatórios.
Na próxima tela, procure pela seção Importar/Exportar arquivos RPS
Status: Selecione o status Aguardando autorização.
Empresa: selecione a empresa desejada.
Tipo de arquivo: selecione o tipo de arquivo de Saída.
Limite de faturamento: aqui você consegue definir um valor em reais, para limitar o valor que será emitido em notas fiscais.
Após marcar esses campos, clique em Processar. Um arquivo será gerado na lista logo abaixo. Esse é o arquivo que você deve baixar para enviar no sistema da prefeitura, clique no ícone do arquivo para fazer o download. (O arquivo provavelmente se encontrará na pasta de Downloads em seu computador).
No sistema da prefeitura:
Agora vamos enviar o arquivo que baixamos no Notazz para o sistema da prefeitura de Araripina, para isso, acesse esse link, e acesse com as suas informações de login.
No sistema, acesse XML > Upload lote de RPS, no menu do lado esquerdo da tela. Depois clique em Upload.
Selecione e envie o arquivo que você baixou.
Irá aparecer uma mensagem dizendo que o arquivo foi importado com sucesso.
Agora ainda no sistema da prefeitura, vamos pegar o arquivo de retorno. Ele pode ser encontrado em XML > Visualizar lotes de RPS.
Aqui você verá duas listas, selecione o lote que você acabou de importar no lado esquerdo, em notas do lote, clique com o botão direito em cima do lote > Exportar dados > XML. Depois disso, um arquivo será baixado (O arquivo provavelmente se encontrará na pasta de Downloads em seu computador).
De volta ao Notazz
Agora vamos para a última etapa. Enviar o arquivo de retorno em seu painel do Notazz.
Novamente no menu Relatórios, na seção de Importar/Exportar arquivos RPS,
Status: dessa vez, selecione o status Em processo de autorização.
Empresa: selecione a empresa desejada.
Tipo de arquivo: agora, o tipo de arquivo será entrada.
Após preencher os campos, clique em Escolher arquivos e procure pelo arquivo que baixamos do site da prefeitura. Depois de subir o arquivo, clique em Processar.
Finalizando esse ciclo, as suas notas devem ficar com o status de autorizadas.