Para quem trabalha com Dropshipping é muito importante o cadastro das deduções (valor de custo que possui sobre seus produtos), sendo assim no sistema Notazz existem algumas formas de realizar o cadastro individualmente em seus produtos.
- Cadastrando as deduções manualmente.
- Deduções por palavra-chave.
- Importando valores de custo pela Shopify.
- Atualizando as deduções através de importação de planilha.
- Funcionalidades adicionais para emissão das notas.
Módulo fiscal para Dropshipping
O Notazz oferece o recurso de Módulo fiscal para Dropshipping, também chamada de Dedução, nesse módulo você pode cadastrar em uma lista o valor de custo que você tem com cada produto na moeda que você desejar.
Feito isso o Notazz vai abater esse valor em toda venda do produto que chegar da plataforma de vendas. Caso use alguma moeda que não seja o Real o sistema irá consultar a cotação da mesma no dia da venda.
Recomendamos que sempre que algum novo produto for cadastrado na plataforma, você cadastre o valor à ser deduzido aqui no Notazz em Configurações > Integração > Produtos da integração. Confira as opções de cadastro que ficam disponibilizadas no sistema.
1-Cadastrando as deduções manualmente:
No menu integração, selecione a integração e clique em editar.
Na próxima tela, procure pelo campo “Produtos da integração”, ao expandir a aba, você irá encontrar os campos de Dedução, aqui você pode cadastrar o valor que será deduzido nas notas de cada produto, podendo escolher a moeda à ser usada.
Depois de terminar o cadastro, é só clicar em salvar.
2-Deduções por palavra chave:
Se você possui muitos produtos, produtos com uma grande variedade pode levar um certo tempo e trabalho para cadastrar os valores. Nessa opção você pode cadastrar os valores utilizando palavras chaves e assim otimizar os preenchimentos, assista o vídeo que vai lhe orientar:
3-Importando valores de custo pela Shopify:
Você que utiliza a plataforma Shopify pode importar os valores de custo cadastrados na plataforma e tudo de forma automática. Importante lembrar de algumas condições para que essa funcionalidade funcione da melhor forma:
- A função precisa estar ativa dentro das configurações da integração aqui no Notazz. Pra fazer isso é bem simples:
Acesse o menu Configurações > Integração > Selecione sua integração da Shopify e clique em Editar:
Na próxima tela, procure pela aba de Configurações avançadas > Certifique-se de que a função “Ativar sincronia automática do custo do produto para dedução” está ativa.
Após salvar a alteração, volte ao menu de integrações. Lá selecione a integração, e clique em Importar produtos. Precisamos fazer isso para que o Notazz atualize os valores nos produtos.
-
-
- Outro ponto que deve ser observado, é que o campo de custo na Shopify não pode estar zerado.
- A moeda de dedução definida aqui no notazz precisa ser a mesma cadastrada lá na Shopify, caso contrário, após a conversão, os valores deduzidos ficarão incorretos.
- A opção não funciona quando a moeda de dedução definida for porcentagem.
Observação: Caso a opção esteja ativa em seu painel, o Notazz irá realizar uma consulta todos os dias para atualizar os valores de dedução. Os valores também serão atualizados sempre que você fizer a importação manual dos produtos da integração.
-
4-Atualizando as deduções através de importação de planilha:
Dentro do Notazz existe a possibilidade de importar planilhas em Excel para a atualização dos valores de dedução dos produtos, normalmente utilizada para quem tem muitos produtos ou/e muitas variáveis. Sendo assim veja abaixo onde encontrar o modelo da planilha padrão para preenchimento e como importar para atualizar os valores:
Logado em sua conta Notazz vá ao menu Configurações > Integração > selecione a integração na qual os produtos fazem parte e clique em Editar.
Nas configurações da integração você terá o modelo padrão a ser seguido disponível para download, baixe-o.
Como preencher a planilha:
Código: coloque o mesmo código do produto que está registrado no Notazz. Veja mais abaixo como conseguir essa informação mais facilmente.
Nome do Produto: preencha com o nome do seu produto. Veja mais abaixo como conseguir essa informação mais facilmente.
Tipo: coloque S para Nota de Serviço/Infoproduto ou P para Nota de Produto Físico. Normalmente para Drop é a opção S, ou se o CNPJ for registrado em Brasilia será P.
Código Fiscal: Deixe em branco.
Nome Fiscal: Deixe em branco.
NCM: Deixe em branco.
Valor da Dedução: Informe aqui o valor a ser deduzido da nota, ou seja, o custo daquele produto que você tem com o fornecedor. Esse valor será direcionado para a coluna Dedução na parte de Produtos da Integração (em Configurações > Integração > Editar), e sempre que chegar uma venda daquele produto será deduzido o valor informado da nota fiscal.
Onde conseguir os códigos e os nomes dos produtos mais facilmente:
Acesse o menu Configurações > Integração > Selecione a integração e clique em Exportar produtos:
Na planilha que será exportada você terá uma coluna com todos os Códigos e outra com os Nomes de cada produto. Assim você poderá copia-los e transferi-los para a planilha de importação para atualizar os valores da dedução.
Obs: Os códigos serão exportados com duas chaves (exemplo {123258879421}), uma no começo e outra no final, pode deixa-las, o sistema ao importar vai exclui-las do código.
Veja um exemplo de como ficará sua planilha, observe que as colunas que devem ser preenchidas estão apontadas com uma seta verde, e em em vermelho as colunas que devem ficar sem preencher.
Após preencher a planilha suba no local indicado e clique em Salvar.
Ao abrir novamente a integração e ir a parte Produtos da Integração, a coluna Dedução estará preenchida.
5-Funcionalidades adicionais para emissão das notas:
Abra os detalhes do campo Produtos da integração :
Emitir nota sem dedução?
Nessa opção você pode definir para que o sistema não realize a emissão de notas que estão sem a dedução aplicada, se marcar a opção “Não” quando uma nota sem dedução for enviada para o processo de emissão o sistema não irá emitir essa nota e ela vai ficar como pedente no painel.
OBS: Essa funcionalidade implica diretamente na emissão ou não da nota, ou seja, se o cliente não configurar a dedução, não vai emitir as notas desse produto que não possui dedução cadastrada.
Utilizar campo dedução da NFS-e
Habilitando essa opção para “Sim” a nota será criada no valor bruto da venda e o valor de dedução será enviado no campo específico da nota fiscal. Atenção: Antes de fazer a alteração orientamos que acione nosso suporte para verificarem se sua prefeitura autoriza a utilização desse recurso.
Aplicar dedução nas notas sem dedução?
Marcando o campo como “Sim” e clicando no botão de salvar dentro da integração, o sistema vai verificar todas as notas que não foram emitidas e que estão sem dedução e vai aplicar as deduções nessas notas, lembrando que será aplicado somente nas notas sem dedução, ou seja nas que possuem deduções erradas ou indesejadas o sistema vai ignorar.