Menu fechado

Quais impostos constam na nota fiscal?

 

     Você já deve estar familiarizado com as notas fiscais, são utilizadas para facilitar a fiscalização do recolhimento de impostos relacionados tanto à vendas quanto à prestação de serviços, mas, você sabe quais são todos os impostos na nota fiscal? É isso que vamos explicar nesse texto, confere aí! 😉

Para facilitar, separamos em duas categorias: a nota fiscal de serviço (NFS-e) e a nota fiscal de produto físico (NF-e)

[tabs][tab title=”NOTA FISCAL DE SERVIÇO – NFS-E”]

Imposto O que é?
COFINS      “Contribuição para o financiamento da seguridade social”, foi criado em 1991 e tem como objetivo arrecadar recursos para investimentos em seguridade social. Geralmente é recolhido em conjunto com o PIS.
CSLL      Contribuição social sobre lucro líquido: instituído em 1988, deve ser pago por todas as empresas brasileiras, mas a forma de tributação pode variar de acordo com o regime tributário da empresa. O recolhimento é usado para investimentos em seguridade social, como aposentadoria, assistência social e manutenção da saúde pública.
INSS      Imposto destinado ao Instituto Nacional de Seguridade Social. É voltado à investimentos para a manutenção da operação do Instituto.
IR      Recolhido por pessoas jurídicas e pessoas físicas, o IRPJ incide com a base de lucro da empresa/pessoa, de acordo com o regime tributário adotado.
PIS      “Programa de integração social” é usado no auxílio de programas de integração social do empregado.
ISS     O imposto sobre serviços, incide sobre serviços prestados tanto por empresas, quanto por profissionais autônomos, o ISS é controlado por cada prefeitura individualmente, por isso, podem haver isenções do mesmo em certos locais sendo assim, é sempre bom conferir com a sua contabilidade. 

[/tab][tab title=”NOTA FISCAL DE PRODUTO FÍSICO – NF-E”]

Imposto O que é?
COFINS      “Contribuição para o financiamento da seguridade social”, foi criado em 1991 e tem como objetivo arrecadar recursos para investimentos em seguridade social. Geralmente é recolhido em conjunto com o PIS.
IPI      O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos nacionais e importados, em que houve algum processo de industrialização. Por se tratar de um imposto extrafiscal, ele é usado para incentivar ou desencorajar o consumo de determinados produtos.
ICMS      “Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação”. Esse imposto incide sobre qualquer produto ou serviço tributável, que circula de pessoas jurídicas para pessoas físicas, e que são transportados entre estados e cidades do território nacional.
PIS      “Programa de integração social” é usado no auxílio de programas de integração social do empregado.

[/tab][/tabs]

     É muita coisa lembrar, não é? Mas fica tranquilo, que aqui no Notazz nós configuramos toda essa parte de impostos diretamente em contato com a sua contabilidade então você não precisa perder o sono tentando configurar tudo. 😉 Confira o que mais podemos fazer por você e sua empresa!

     Os exemplos que citamos aqui, podem sofrer alterações de acordo com o lugar em que a empresa se encontra ou o regime tributário. Mas caso tenha alguma dúvida com relação aos impostos pagos pela sua empresa, contate o seu contador, ele saberá te informar de forma detalhada quais impostos constam na nota fiscal da sua empresa, porque eles estão ali.

Não tem contador? Confira os nossos parceiros recomendados em nosso site.

[row][col_third]

Veja também:

Abrir bate-papo
Olá! Se tiver qualquer pergunta sobre o Notazz estamos aqui para te ajudar 😀