Extensible Markup Language, o XML, é uma linguagem de marcação usada para o transporte de dados, de forma que seja compreensível tanto para olhos humanos, quanto para computadores.
Quais são as vantagens de se usar o XML?
1- Legibilidade:
Arquivos em XML são fáceis de serem compreendidos, porque usam linguagem humana com palavras ao invés de uma linguagem de computador. Isso além de facilitar a compreensão das informações, ajuda na agilidade, já que os computadores conseguem processar as informações facilmente.
2- Compatibilidade:
O XML é compatível com Java, e é completamente portátil. As informações podem ser transportadas à qualquer momento, de qualquer lugar.
Você só precisa de aplicações que consigam processar XML.
3- Customização:
Outro benefício dessa linguagem é a customização, porque permite que o usuário crie seu próprio conjunto de tags para conter as informações necessárias.
Na emissão de notas fiscais, ele é usado como uma forma de carregar todas as informações da nota. Ou seja, o XML é praticamente a nota fiscal, mas em um formato diferente. Em um arquivo XML você conseguirá encontrar as mesmas informações contidas na nota fiscal, porém estruturadas no esquema XML
Na imagem acima podemos observar o exemplo de um XML de uma nota fiscal. As informações ficam dispostas como tags organizadas de forma hierárquica, aqui, por exemplo, temos destacadas as informações de emitente, destinatário, transporte e pagamento.
Ele ainda permite a incorporação de uma assinatura digital ao arquivo, por isso ele é usado para a emissão de notas fiscais eletrônicas, já que os órgãos validadores precisam do certificado digital da empresa para a validação das notas fiscais. Por sua versatilidade, leveza e grande compatibilidade, ele se tornou o formato ideal para esse fim.
Aqui no notazz, a gente já envia esse arquivo automaticamente com o relatório mensal para a sua contabilidade. Isso pode ser configurado nas configurações da empresa em seu painel. 😉