Uma das funcionalidades mais interessantes e úteis do Notazz são os Scripts, localizado em Configurações > Empresas > Scripts. Eles permitem a execução em lote de várias rotinas. Mas que tipo de rotinas podem ser executadas?
As principais atualizações disponíveis nos Scripts são:
- Atualizar a data de emissão automática (NF-e e NFS-e);
- Criar notas de devolução (NF-e);
- Duplicar notas (NF-e e NFS-e);
- Excluir notas (NF-e e NFS-e);
- Cancelar notas (NF-e e NFS-e);
- Migrar NF-e para NFS-e e vice versa (NF-e e NFS-e);
- Atualizar competência (NFS-e);
- Atualizar status para cancelado (Logística)
- Migrar notas para outra logística (Logística)
ATENÇÃO:
Todas alterações realizadas através do módulo de scripts são irreversíveis. Sendo assim tenha bastante atenção e esteja ciente se realizou corretamente todas as configurações antes de executar alguma rotina.
INSTRUÇÕES:
Para realizar atualizações em massa no Notazz disponibilizamos esse menu para facilitar determinadas tarefas. Cada uma das abas representa uma área do sistema. Por exemplo, na aba NF-e haverá rotinas que diz respeito às notas criadas no menu NF-e. Já na aba Logística, rotinas relacionadas ao despacho / rastreamento da mercadoria.
Basicamente as rotinas funcionam da seguinte forma:
1º Defina qual rotina deseja executar
2º Defina as condições configurando os filtros
3º Caso seja necessário informe o valor a ser atualizado no campo que ficará com um destaque verde
4º Clique em executar.
Em caso de dúvidas acione nosso suporte técnico clicando no chat localizado no canto inferior direito.
Abaixo iremos explicar como funciona cada campo dos filtros que você deve preencher para executar um script.
Onde atualizar: Selecione aonde a atualização será feita, se vai ser no menu NF-e, NFS-e ou na parte de logística das notas.
Rotina: Selecione qual a rotina você deseja executar.
Filtrar por data de: Campo semelhante ao do menu relatórios. OBS: Não é necessário preencher este campo caso você informe os ID’s da logística/ID’s internos das notas que serão atualizadas!
Data Inicial e Data final: Preencha com a data inicial e final das notas que irá atualizar. OBS: Não é necessário preencher este campo caso você informe os ID’s da logística/ID’s internos das notas que serão atualizadas!
Status da nota ou Status da logística: Selecione o status que as notas estão caso o seu script seja de NF-e ou NFS-e ou selecione o status da logística caso seja um script de Logística. Você pode selecionar mais de um status segurando a tecla “Ctrl”. OBS: Não é necessário preencher este campo caso você informe os ID’s da logística/ID’s internos das notas que serão atualizadas!
Integração: escolha a integração desejada. Você pode selecionar mais de uma integração segurando a tecla “Ctrl”. OBS: Não é necessário preencher este campo caso você informe os ID’s da logística/ID’s internos das notas que serão atualizadas!
Produto / Serviço: se tiver um tipo específico de produto / serviço que deseja buscar, selecione aqui. Você pode selecionar mais de um produto/serviço segurando a tecla “Ctrl”. OBS: Não é necessário preencher este campo caso você informe os ID’s da logística/ID’s internos das notas que serão atualizadas!
ID’s Internos (Separados por vírgula): Informe os ID’s internos das notas que deseja atualizar. OBS: Sempre aconselhamos informar os ID’s internos das notas a serem atualizadas, para que não corra o risco de atualizar em alguma nota que não queira ou precise.
Veja como obter vários ID’s Internos facilmente em Copiando ID’s Internos para executar ações em lote
UM PEQUENO EXEMPLO…
Iremos mostrar dois exemplos de um script de como mudar a data de emissão automática das notas:
Rodando este script, o sistema pegaria todas as notas criadas do dia 01/12/2019 ao dia 31/12/2019 com o status PENDENTE (Único status marcado no campo Status da Nota) e que são das integrações da Eventbrite e Iugu (Que estão marcadas no campo integração) e mudaria a data de emissão automática delas para o dia 01/01/2020.
Rodando o mesmo script que explicamos acima, mas informando os ID’s internos das notas a serem atualizadas, o sistema irá fazer a atualização da data apenas nos ID’s internos informados.
Uma outra opção é informar apenas os ID’s Internos sem fazer nenhum filtro, ai o sistema aplicaria a atualização apenas nas notas com aqueles ID’s informados.